Ocorreu um erro neste dispositivo

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cisnes Selvagens...


"...com quinze anos de idade,a minha avo tornou-se cocubina de um caudilho militar,o general chefe da policia de um vago governo militar...corria o ano de 1924 e aChina estava mergulhada num caos....
...De acordo com o costume.o meu bisavo casou cedo,aos catorze anos com uma mulher mais velha seis anos.Considerava-se que uma das obrigaçoes da esposa era acabar de criar o marido.
.....A historia da nulher de Yang,minha bisavo,era igual a de ,milhoes de mulheres chinesas daquele tempo.Vinha de uma familia de curtidores.....
a minha avo era uma beldade.Tinha uma forma oval,com faces rosadas e pele sedosa.Usava cabelos negros,compridos e muito brilhantes entrecicidos numa grossa trança,que lhe caia ate a cintura....

o seu grande valor residia porem,nos pes enfaixados,chamados em chines"lirios dourados com oito centimetros".significava isto que caminhava "como um tenro rebento de salgueiro numa brisa primaveril"............................

".........graças ao bom coraçao dos guardas como esta mulher.a minha mae obtinha de vez enquando autorizaçao para ir a casa.Os Ting souberam disso e substituiram as guardas bondosas por uma mulher de rosto azedo que a minha mae nao conhecia e que a atormentava por puro prazer.Quando lhe dava na gana .obrigava a minha mae a permanecer de pe no patio,dobrada pela cintura horas seguidas............

...........-"conseguir informaçao tornou-se uma obsecçao.Eu beneficiava do facto de saber ongles,pois embora a biblioteca da universidade tivesse sido saqueada durante a revoluçao cultural.a maior parete dos livros que se tinham perdido eram chines,A vasta coleçao de obras inglesas fora virada de pernas para o ar mas estava intacta...."



este e um livro escrito na primeira pessoa que conta a historia de tres geraçoes de mulheres chinesas,desde o fim do imperio passando pela revoluçao ate aos nossos dias....

1 comentário:

ameixa seca disse...

Olá Luciana :) Já coloquei o teu nome na Academia. Mas como o teu texto não dá para copiar peço-te que envies por mail, pode ser? O texto dos dois posts e a foto. Era para contactar-te por mail mas não sei qual é.
Podes enviar para academiadoslivros@gmail.com
ou
ameixinhaseca@gmail.com

Ocorreu um erro neste dispositivo