Ocorreu um erro neste dispositivo

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

doce de gila....



pois bem deram-se duas belas aboboras gilas e que vou fazer eu com elas???doce de gila claro,mas credo e tao trabalhoso digo eu....

mas pensa la rapariga,que podes mais fazer e tu ate gostas nao e,va la nao sejas preguiçosa procura a receita e faz o docinho que o pessoal ate agradece,bem pensado digo eu a mim mesma e la pus maos a obra.....

a receita nao e minha pesquisei e encontrei varias e fiz esta que encontrei aqui


Ingredientes:

1 abóbora chila
açúcar em igual peso da polpa cozida
1 pau de canela
Confecção:

Parta a abóbora atirando-a ao chão (não deve empregar a faca para esta operação, porque estragaria o doce).
Com as mãos separe os diferentes bocados deixando-os ficar com a casca.
Tire-lhes a tripa amarela e as pevides, tendo o cuidado de não deixar qualquer bocadinho de filamentos e sem lhe tocar com objectos metálicos.
Introduza a abóbora em água fria abundante e esfregue-a mudando várias vezes a água.
Repita esta operação até a abóbora deixar de fazer espuma.
Deixe ficar de um dia para o outro em água limpa.
Leve a abóbora a cozer sobre lume forte, introduzindo-a, a pouco e pouco, na água sempre a ferver, temperada com sal.
Quando a casca se separar facilmente, escorra.
Passe a abóbora por água fria e com as mãos separe os fios o melhor possível.
Escorra num pano e pese.
Tome igual peso de açúcar, junte a água e o pau de canela e deixe cozer até obter uma calda espessa (115ºC ou 39º Baumé).
Junte a abóbora e deixe cozer, mexendo constantemente até fazer estrada.
Deite o doce em frascos e depois de frio feche-os.

*Para evitar que o doce cristalize não deixe a calda secar completamente.

bom eu reduzi o açucar para metade ne???os doces querem-se um pouco menos doces...

1 comentário:

ameixa seca disse...

E adoro mas nunca fiz. Deve ter ficado muito bom :)

Ocorreu um erro neste dispositivo