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terça-feira, 14 de dezembro de 2010

quinoa com espinafres e peixe.....





de estar em casa tenho visto muito o dr.Oz,que fala muito de quimoa,resolvi pesquisar e exprimentar,ate porque o meu estomago anda a pregar partidas e eu ando numa de comida saudavel e mais leve...

QUINOA: GRÃO DO BEM







De nome estranho e ainda pouca popularizada, a quinoa é considerada um alimento completo pela FAO(Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) por reunir vantagens tanto de cultivo quanto nutritivas. Para começar, a quinoa é muito resistente e pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, inclusive os secos ou muito úmidos. Suporta frio, calor, vento e outras adversidades naturais, podendo servir como alimento para comunidades de baixa renda.



Entre as propriedades nutriocionais, a quinoa, apesar de ser um cereal, não contém glutén (que em excesso pode causar problemas intestinais e digestivos) e possui grande concentração de proteína (contém 16 tipos de aminoácidos essenciais, ou seja, os que não são produzidos pelo corpo humano), zinco e ferro. Por conta disso, a quinoa tem ação cicatrizante, analgésica e antiinflatória, sendo recomendada especialmente para vegetarianos por conseguir substituir o consumo de carne vermelha sem prejuízo para o organismo.



As vantagens não param por aí. A quinoa também possui alto teor de fibras, o que favorece o funcionamento do instestino, afastando o incômodo da prisão de ventre, além de ajudar a emagrecer pois prolonga a saciedade. Magnésio, potássio e manganês são outros minerais presentes na quinoa, que também possui vitaminas que controlam diversas funções do nosso metabolismo, como as vitaminas B1, B2, B3, D e E.



Indicações e preparo



Qualquer pessoa pode consumir a quinoa, mas por ser tão rica em proteínas, além de recomendada para vegetarianos, ela também é indicada para pessoas com hipersensibilidade ao leite e às pessoas portadoras de doença celíaca (que não podem consumir alimentos com glutén, ou seja, os que possum cevada, aveia, trigo e centeio). Idosos também devem consumir quinoa, já que ela estimula o fortalecimento da imunidade fisiológica. Por possuir ômega 3 e ômega 6, a quinoa é recomendada para pessoas portadoras de psoríase (doença auto-imune crônica de pele) e para atletas, antes e depois dos treinos.



Você deve estar se perguntando: e o sabor é agradável? A quinoa tem sabor suave, quase neutro, e pode ser servida tanto como ingrediente de alimentos doces quanto salgados. A quinoa pode complementar a salada, pode fazer parte de receitas de doces ou acompanhar carnes e massas.



Depois de todas estas informações, você ainda tem dúvidas de que incluir a quinoa na sua alimentação pode trazer muitos benefícios? Se aventure no sabor da quinoa e veja o que pode trazer de bom para você e sua família.



fonte:http://www.bemleve.com.br/dieta/quinoa-grao-do-bem/120



a minha receita...



1 medida de quinoa para 2 de agua..

por a agua ao lume com um pouco de sal,juntar a quinoa bem lavada e deixar cozer 10 m,entretanto saltear espinafres em azeite e alho..



eu tinha peixe de sobra e desfeiei e juntei aos espinafres,juntei tudo a quinoa e deixei descansar uns minutos...



bom apetite

4 comentários:

Xana disse...

Interessante este alimento, nem nunca tinha ouvido falar, onde compraste isto? Acho que vou experimentar
beijinhos

Piteca disse...

Ficou muito apetitoso este pratinho! Nunca experimentei quinoa, mas fiquei curiosa! :)
Beijinhos doces.

luciana disse...

ola xana.comprei no celeiro..

piteca exprimenta que vais gostar...

bom Ano Novo e muitas felicidades

Saude Natural disse...

Faz muito bem em incluir Quinoa na sua alimentação. É um alimento muito saudável e completo nutricionalmente

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